EMPRESA TECNOLOGIA FONETIZAÇÃO M2G SUPERCLIENT CONTATO

FONETIZAÇÃO EPSOFT

Desafios com quantidade de dados crescentes?

Atualmente as organizações enfrentam cada vez mais desafios com a tendência de lidar com cada vez mais dados e dados cada vez mais desestruturados. A fonetização dos dados auxilia na rápida busca e comparação dos dados, evitando falhas de busca por erros digitação ou por diferentes ortografias do mesmo som. Uma solução bastante utilizada para busca de nomes, endereços e outros nomes próprios pode trazer ganhos à sua organização inimagináveis.


Já imaginou procurar “Cheroquis” e encontrar “Xerox”?
Mais do que uma solução de fonetização, uma solução que aprende com o tempo...


Fonetização Propriamente dita

Já em nossa primeira solução, desenvolvemos em parceria com a Telesp um algoritmo de fonetização voltado para o português visto que o comando “soundex” disponível na época nas soluções de banco de dados era totalmente voltado para o idioma inglês. Adicionalmente, tivemos que ter a flexibilidade adicional para lidar com diversos sobrenomes de origem européia e oriental.

Diversas adaptações foram feitas para se adaptar ao jeito de falarmos palavras em português, tais como “uashington” e “Washington” gerarem o mesmo índice, o mesmo acontecendo com advogado, adivogado e adevogado. Este tratamento é também é feito em diversos outros casos.

Tabelas de sinônimos e de normalização de dados

Usamos tabelas de sinônimos para que, por exemplo, “casa de saúde” e “hospital” possam gerar o mesmo índice e no caso do uso da normalização de endereços, usamos também esta facilidade para normalizamos títulos de pessoas em endereços, etc. Por exemplo, sempre usar “MAJ” ao invés de “MAJOR” ou “MJ”.

Base de dados de palavras conhecidas

Usando nossa tecnologia proprietária podemos tratar em nossos servidores tabelas com mais de 100000 palavras. Há em nossas bases estudos com as 170.000 palavras mais usadas na internet Brasileira, entre outras taxonomias, se necessário. Isto, juntamente com a tecnologia AJAX usada em nossos servidores permite que o usuário continuamente tenha acesso em tempo real às possíveis alternativas de palavras disponíveis na base dados. Por exemplo, no caso do banco de dados de clientes de uma Empresa, todos os nomes podem ser particionados em palavras únicas que são mapeadas pela frequência com a qual ocorrem na base de dados.

Disponibilização continua para o usuário de opções disponíveis conforme se vai digitando.

A solução totalmente WEB com comunicação continua usando “AJAX”, permite que enquanto o usuário estiver digitando se realize a disponibilização em tempo real das opções possíveis. Busca das opções possíveis usando fonetização e considerando erros de digitação Uma facilidade importante de nossa solução é o fato de que a lista de opções que apresentamos para o usuário conforme o que estiver sendo digitado, não segue exatamente a sequencia das teclas digitadas. Por exemplo, se o usuário começar a digitar “adevog...”, iremos apresentar com melhor opção “advogado”, o que não ocorre normalmente nas soluções disponíveis no mercado. O mesmo ocorre com erros comuns de digitação. Por exemplo se alguém começar a digitar “vrades...”, nossa solução irá propor “brades...” (Bradesco).


Comece agora! Basta um JavaScript na sua página Web.
Se preferir disponibilizamos classes “java” ou “.net”.
Para um teste clique aqui


Fácil incorporação em telas WEB

Nossa solução pode ser implantada em servidores na Nuvem da Epsoft ou diretamente em servidores na rede do cliente. Na página WEB apenas será necessário a incorporação de um “JavaScript”. Soluções “cliente” embarcadas em outras tecnologias Poderemos disponibilizar classes “java” ou “.Net” para incorporação da solução em aplicativos legados do cliente. Se necessário, também poderemos disponibilizar alternativa em C++ ou em qualquer outra linguagem que disponibilize comunicação “JSON”.

Av. Roque Petroni Junior, 1089 - 1º andar - Cj. 109 - CEP 04707-900 - São Paulo - SP
Tel: (011) 3831 - 5509 - E-maill: contato@epsoft.com.br
Site desenvolvido por
Epsoft - 2012 Todos os direitos reservados